Ao falar em meditação, no imaginário de muitos, pode surgir a visão de uma pessoa sentada no chão de pernas cruzadas, em um local isolado. Sim, provavelmente, isso acontece com a ioga ou terapias alternativas com bases religiosas/filosóficas alheias ao cristianismo. No A12, fizemos um texto sobre este assunto.
Após colocar várias explicações, o texto conclui:
Leia MaisLectio Divina: escutar e acolher a voz de Deus
"Uma experiência religiosa autêntica para um católico deve abrir espaço para um encontro entre a pessoa humana com as Pessoas Divinas. Qualquer prática ou terapia alternativa que procura oferecer uma experiência religiosa que não leva em conta isso será uma experiência reduzida, incompleta e distorcida".
Pois bem, para que fique mais claro em que consiste a meditação cristã, comentemos brevemente sobre um método de meditação cristã que tem “carta de cidadania” na Igreja: a Lectio Divina.
Leia MaisBaixe o e-book sobre a Lectio Divina
No centro do método está o relacionamento constante com Deus. Um padre da Igreja dizia que "devemos lembrar-nos de Deus com mais frequência do que respiramos". Neste sentido, o método está marcado pelo encontro constante com Deus, especialmente com a sua Palavra. Consiste em 4 passos:
1) Lectio - leitura: O primeiro momento, consiste em que o cristão seja capaz de acolher a Palavra. A leitura da Bíblia é realmente escuta da Palavra de Deus. O costume pode fazer com que você perceba quão incrível é o fato de ouvir a voz de Deus.
2) Meditatio - meditação: Acolhida a Palavra, ela ressoa no interior. Várias pessoas experientes no método recomendam repetir o trecho da Bíblia que foi lido. Pode ser um versículo, ou apenas uma palavra, aquela na qual o Espírito tocou de forma particular o coração do orante. Dessa forma, permite que a Palavra possa falar ainda mais.
3) Oratio - oração: Essa Palavra, que ressoou no coração dá forma aos gemidos do coração que quer se comunicar com Deus. O orante, após ler, escutar e meditar, agora fala ao seu Criador.
4) Contemplatio - contemplação: O orante é convidado a que o diálogo estabelecido continue sua fecundidade: isto leva à contemplação, que faz com que aquilo tudo, que pode parecer como apenas ideias e palavras no ar, tome a forma viva.
Existem tradições, que entendem essa contemplação vinculada à vida, isto é, a oração não acaba nos 15 ou 20 minutos que dura o método. (Isso mesmo, a Lectio Divina não precisa de horas extensas, às vezes poucos minutos podem fornecer uma experiência muito profunda!) Porém, quem puder dedicar mais tempo, talvez se aprofunde mais. A oração supera o momento e local, que estamos,pois, gera uma contemplação maior da obra de Deus.
Por isso, este método indica o caminho da meditação cristã. Ela talvez se expresse parte de um relacionamento, que direciona a um caminho de encontro e vida em Cristo.
#ParaTodosLerem: Curtiu esse post? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do Whatsapp ou demais redes sociais, logo abaixo do título.
Metas para 2025: dicas práticas para se conectar com Deus no novo ano!
Confira algumas dicas práticas para viver o ano do Jubileu!
No Advento, tenha Maria como modelo de coragem!
Que a expectativa do Natal gere frutos aos jovens que buscam como exemplo, Maria!
Usar x Não usar filtros nas redes sociais?
Você já parou para pensar nos motivos por trás do uso de filtros nas redes sociais? Eles podem ser uma ferramenta criativa, mas também têm seu lado ruim?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login